Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ENDURrun 2014 - Etapa 2 - Contra-relógio 15 km

Hoje foi a 2ª etapa da ENDURrun. Tive a oportunidade de fazer pela primeira vez um contra-relógio numa prova de corrida. É algo a que não estava habituado e que pode ser descrito como um jogo da apanhada gigante.

Hoje não descansei convenientemente por ter acordado demasiadas vezes durante a noite, mas mesmo assim na sua globalidade a prova não foi teve um mau resultado.

Nesta prova os meus objectivos eram não ser ultrapassado por nenhum dos atletas que partiam depois de mim (os 6 que estavam à minha frente na classificação) e manter um ritmo alto mas sem forçar ao máximo de modo semelhante à prova de ontem.
Concentração antes do início (foto tirada por Julie Schmidt)
 Fui dos últimos a partir em virtude da minha classificação na geral (os primeiros classificados são os últimos a partir nesta prova) e nessa altura já estava algum calor a que se juntou um vento algo forte que dificultou o andamento nas longas rectas que fazem parte do percurso. Nesta prova não havia grandes desníveis ao longo da mesma o que é um ponto a favor.

Na linha de partida conversando com o director da prova sobre como pronunciar o meu nome (foto tirada por Julie Schmidt)
Fiz o primeiro km demasiado rápido para aquilo que tinha planeado mas depois deixei-me ajustar sozinho de modo a ficar num ritmo confortável. O atleta que partiu à minha frente acabou por desistir ao fim de cerca de 2 km fazendo com que ficasse com uma grande distância para cobrir até ao próximo atleta (1ª classificada da geral feminina).

À medida que a prova foi progredindo os atletas que estavam a fazer o retorno à meta iam passando e dizendo palavras de apoio, às quais me sinto sempre mal por não responder mas estava concentrado na corrida e não lhes pude retribuir.

Fiz o registo da média de corrida aos 5, 10 e 14 km de modo a não me preocupar constantemente com o andamento ao longo da prova. Fiz os 3 segmentos de 5 km em parciais de 19:25, 19:32 e 19:50. No final acabei a prova com um tempo 59:09 o que dá um ritmo médio de 3:55 / km de acordo com as minhas previsões no início da corrida. Podem ver mais detalhes da prova aqui (http://connect.garmin.com/modern/activity/562682151) ou aqui (http://www.strava.com/activities/178770728)
Já no retorno para a meta a cerca de 4 km da mesma (foto tirada por Natascha)
Acabei novamente em sétimo, tendo conseguido ir apanhar o atleta que estava em 8º lugar na classificação geral ganhando-lhe assim alguns minutos. Acabei por não ser apanhado por nenhum dos outros atletas o que também foi positivo. De notar que o tempo realizado por mim hoje me dava um 2º lugar na prova do ano passado. A concorrência é de nível este ano!

Últimos 50 metros da prova (foto tirada por Julie Schmidt)
Novamente o atleta mais rápido pulverizou os tempos da concorrência, tal como já tinha acontecido ontem. Ele está realmente num patamar acima dos restantes. Entre o 2º e o 7º lugar (o meu) houve novamente diferenças pequenas num total de 2 minutos e meio.

Mantenho-me ainda em 7º lugar com cerca de 5 minutos a separem o 2º e o 7º lugar. O atleta classificado atrás de mim já está a diferença de aproximadamente 11 minutos de mim.

Depois da corrida fui novamente regozijar-me na tenda da comida que é a melhor parte da prova. Os voluntários que vão ajudando na organização da prova trabalham imenso e fartam-se de apoiar ao longo da prova.

E agora é descansar para os 30 km de corta-mato amanhã que não serão nada fáceis, pelo tipo de terreno e extensão do mesmo mas também porque se adivinha chuva para a altura da prova.

Até amanhã! J

João


7 comentários:

  1. Grande prova...parabéns. Quer-me parecer pelo que descreves, que as provas de ontem e hoje são idênticas...distâncias médias, rápidas....amanhã já será diferente, pois a distância aumenta, o tipo de piso é diferente e já se deve começar a fazer efeito o cansaço....pode ser que apareçam outros especialistas...uma coisa é certa, no fim ganhará o atleta mais completo. Estive a dar uma vista de olhos mais atento ao programa de festas, e isso é dose de cavalo. Boa recuperação e força para amanhã.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que prestação fantástica e que prova empolgante.
    Confesso que até já fico a espera do relato da prova seguinte com ansiedade!
    Estou a tentar divulgar a sua participação nesta prova extraordinária enviando mail's a vários corredores que têm blogue de modo a este assunto ter o destaque merecido!
    Boa recuperação, boa prova para amanhã.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu apoio Jorge.
      Agradeço-lhe imenso a sua divulgação. É sempre bom quando alguém reconhece o nosso "trabalho". Se bem que aqui o meu trabalho foi treinar para esta prova.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Outra prova fantástica! E que grande posição na classificação!

    Um abraço e venha a etapa 3 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      É descansar e esperar pelo dia de amanhã.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Parabens GRANDE FORÇA

    Victor Gonçalves

    ResponderEliminar