Páginas

terça-feira, 3 de março de 2015

3000 metros em Pista Coberta + I Corta Mato da Mente Traquina

Depois de um mês a carregar nos treinos e sem qualquer prova competitiva aí veio um fim de semana com 2 provas. No sábado foram os Campeonatos Universitários de Pista Coberta e no domingo o I Corta Mato da Mente Traquina.

Vamos por partes então.

No sábado participei nos 3000 metros dos referidos Campeonatos Universitários onde representei a minha Universidade Nova de Lisboa. Tratava-se de um regresso a esta pista onde tinha competido uma única vez em 2013. O objectivo mais imediato passava por fazer um tempo na casa dos 10:10, dependendo da forma como se desenrolasse a corrida e se tivesse companhia para tal, pois nestas coisas a malta que participa anda muito e só fico ao pé deles na linha de partida :)

Ora a prova estava marcada para as 15:50 com apresentação na câmara de chamada às 15:25. Comecei a aquecer às 15 horas e ao contrário de outras corridas, foi realmente um aquecimento minimamente decente para preparar o corpo para o que aí vinha. Às 15:30 quando fui para a câmara de chamada para disseram que a prova estava atrasada pelo menos 1 hora (!!!). Isto sem ninguém dizer nada pelos altifalantes da pista. Simplesmente inacreditável. Vi uma prova de 60 metros planos ser adiada 3 vezes seguidas porque o speaker estava a chamar pessoas para ir ao pódio, acho que não custava muito dizer que estava tudo atrasado...

Posto isto lá andei eu 1 hora e meia a fazer corrida ligeira de um lado para o outro de modo a não parar e para ver se me apresentava decentemente quando a prova fosse começar. Acabámos por ser chamados para a pista às 17 horas. Ou seja, comecei a fazer o aquecimento 2 horas antes da prova começar! Quando estava a fazer as últimas rectas já na pista senti o corpo super pesado. Já estava a imaginar que não fosse augurar nada de  bom.

Antes do início da partida (Foto de José Lorvão)
Após se ter dado o tiro de partida a minha inexperiência em provas de pista veio ao de cima: ou era por ir na parte de exterior da pista, ou por ter de quase parar para não dar pontapés a ninguém. Acabei por me deixar ir no fim do grupo e ver o tempo da primeira volta para ver se ia ter pernas para o acompanhar ou não.

O ritmo previsto era para fazer as volta em cerca de 40 segundos tudo o que fosse muito longe disso era sinal que estava muito rápido e que me ia dar o abafo rapidamente. Acabei a passagem à primeira volta em 35/36 segundos. Demasiado rápido, portanto. À entrada para a 2ª volta já sentia as pernas muito pesadas, possivelmente de todo o tempo passado a correr antes do começo da prova. Acabei por perder o contacto com o grupo fica a cerca de 20/30 metros do final do mesmo.

Até foi uma prova sem muito sofrimento (Foto de José Lorvão)
A partir daqui não há grande história. Aos 1.5 km fui buscar um atleta e segui directo, fazendo o mesmo aos 2.6 km. No final acabei a prova com o tempo de 10:13. Não foi mau, mas sinto que estou a valer uma boa dose de segundos a menos. Tendo em conta todas as condicionantes desta prova até nem foi mau. Os principais objectivos foram cumpridos: não ser último e na pior das hipóseses andar perto do tempo final de 10:10.

No domingo foi a prova de corta mato organizada pelo meu clube. Um percurso de 3 voltas com um total de 4.5 km, sempre em constante sobe e desce e num terreno bastante traiçoeiro.

Desta vez só fiz o aquecimento quando começou a prova antes da minha para não ser apanhado desprevenido novamente. Não sabia como o corpo ia reagir depois do desgaste do dia anterior, mas era um bom teste às capacidades físicas.

Início da prova (Foto de Armindo Santos)
Dado o tiro de parte mantive-me no segundo grupo que se formou após a saída dos 3 atletas mais forte da competição irem embora. Aí começou a fragmentação e foram formando-se grupos de 2 ou 3 atletas distanciados de poucos metros.

Após um primeira volta com alguns susto devido ao modo como me ia espalhando 2 vezes a fazer as curvas mais apertadas e escorregadias do percurso. Verifiquei que ia em 4º lugar do escalão e que as pernas, até aí, nem se estava a portar muito mal.

Ao final da segunda volta passei com 10:28, ou seja, com apenas mais 15 segundos do que no dia anterior feito em pista e sem vento. Sabia que havia de quebrar um pouco algures, a questão seria a o local. Acabou por ser na maior subida do percurso onde foi necessário ir em modo sofrimento para passar essa zona o mais depressa possível. Depois foi ir a carregar o último km para tentar chegar ao 5º lugar (pois tinha perdido 2 lugares anteriormente) ouvindo o apoio do meu pai e do meu treinador do lado de fora do percurso.

Modo sofrimento ligado (Foto de Luís Duarte Clara)
Os últimos 150 metros foi em modo sprint para subir um lugar na classificação, tendo acabado a prova com o tempo final de 16:00 e uma média de 3:32 / km e no 5º lugar. Mais detalhes da prova no Strava e no Garmin.
Ainda saiu uma asneira ou duas quando acabei a prova (Foto de Armindo Santos)
E pronto foi isto o meu fim de semana. Agora é uma semana de em modo leve para recuperar forçar e tentar superar o desconforo que tenho sentido no glúteo nas últimas semana e que me tem andado a chatear. No sábado tenho o Campeonato Nacional Universitário de Corta Mato onde vai dar para puxar pelo corpo novamente como deve de ser.

Até à próxima e obrigado por terem paciência por ler isto até aqui ;)

Bons treinos e melhores corridas :)

14 comentários:

  1. Isso é que é dar à sola!!! :) ...fonix....grandes provas. Parabéns. Eu nunca corri em pista, mas acho que como em tudo, a experiência é muito importante para um bom desempenho. Da próxima corre (ainda) melhor.
    Abraço e força no sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos!
      Correu bem, especialmente no domingo.
      Agora é esperar por sábado.
      Abraço

      Eliminar
  2. As vezes que participei em campeonatos de pista, os meus objetivos também foram os mesmos, ou seja, essencialmente não ser último :p Já me aconteceu aquecer várias vezes antes de uma prova e o corpo ressente-se bastante... Parabéns pela prestação em pista de qualquer forma! Mas estás apto para mais claro!

    Em relação ao corta mato, grande prova! Quase 3:30\km em corta-mato é excelente, só quem lá anda sabe como é complicado fazer um ritmo forte naquelas condições.

    Um abraço e boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vitor.

      O que me chateou foi nem terem avisado do atrasado. Se o tivessem feito e eu tivesse ido aquecer a culpa era minha, mas nem isso.

      E no corta-mato as pernas responderam muito melhor que na pista, além de que conheço o percurso de cor e salteado.

      Abraço

      Eliminar
  3. Engraçado, também andei na Uni. NOVA (mas numa faculdade diferente, acho).
    Parabéns, João. 2 grandes provas em 2 dias seguidos!
    Força para a próxima, já no sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podemos ser gente boa então ahah Eu estou na FCT.

      Obrigado e beijinho :)

      Eliminar
  4. Campeão é campeão e mais nada!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Isso são tempos doutro mundo! :)

    Muitos parabéns pelos resultados!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João :)

      Se tudo correr bem, ainda vai dar para melhorar um bom bocado.

      Abraço

      Eliminar
  6. Good work!! 2 hours is a long warm up that's for sure. Hope the discomfort in the butt goes away too. Congrats.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Robin! :)

      Always good to know that my Canadian friends still come take a look at my blog even though it is in Portuguese.

      All the best for you.

      Cheers!

      Eliminar
  7. Realmente aquecer 2 horas antes por causa dum atraso não anunciado pela organização...

    Um abraço

    ResponderEliminar